quarta-feira, 16 de maio de 2007

Amir Haddad foi o primeiro diretor do Auto da Liberdade em Mossoró, no ano 2000 - Chap-Chap com amigos.


Amir Haddad
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amir Haddad é um ator, diretor de teatro e teatrólogo brasileiro, fundador do grupo Tá na rua, um dos mais importantes de teatro experimental do Brasil e está criando espetáculos muito interessantes com o seu grupo Tá na Rua, no Rio de Janeiro.
Amir tem uma vasta experiência no meio teatral e sempre defendeu um teatro pautado pela crítica social e reflexão. Juntamente com Zé Celso Martinez Correa, Renato Borghi, entre outros, criou em 1958 o Teatro Oficina, que hoje está em atividade com o nome de Uzyna Uzona. Como integrante do grupo, Amir dirigiu Cândida, de Bernard Shaw, atuou em A Ponte, de Carlos Queiróz Telles, e em Vento Forte para Papagaio Subir, de José Celso Martinez Corrêa (1958). Em 1959, dirigiu A Incubadeira e ganhou prêmio de melhor direção. Deixou o Oficina em 1960 e dirigiu espetáculos em São Paulo.
Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro para assumir a direção do Teatro Universitário Carioca (Tuca- Rio). No Rio, fundou em 1980 os grupos A Comunidade (ganhando o Prêmio Molière pelo espetáculo A Construção) e o Tá Na Rua. A partir daquele momento iniciou um trabalho pautado na valorização do teatro de rua e em uma direção que transcende o teatro convencional. Para tanto, dá ao ator liberdade de participar na criação (teatro colaborativo) e concepção dos espetáculos. Procura o sentido de festa do teatro e a dramaticidade das manifestações populares. O teatro de rua e a linguagem popular que o mesmo possibilita são os meios de expressão do Tá na Rua.
Amir não deixou de realizar projetos mais convencionais como "O Mercador de Veneza", de Shakespeare (com Maria Padilha e Pedro Paulo Rangel) e os shows de Ney Matogrosso e Beto Guedes, mas o seu foco é refletir sobre o nosso cotidiano e estar em contato direto com o público, onde a rua certamente é o lugar mais indicado. Com um microfone na mão, Amir coordena uma trupe de atores pelas ruas e praças. O rumo das encenações apresentadas numa linguagem narrativa pode - e deve ser alterado - com a interação entre atores e público, havendo uma troca de informações e experiências que o teatro convencional, no palco italiano, dificilmente permite.
O Tá Na Rua, que comemora 25 anos, está, certamente, entre os grupos teatrais mais importantes do nosso país e com um significativo reconhecimento internacional. Se constitui numa instituição que busca o aprimoramento dos seres humanos através da arte, com ênfase na pesquisa de linguagem e na realização de projetos educativos viabilizados, sobretudo, pela criação do Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania.
Toda essa dedicação de Amir às artes cênicas e na formação de cidadãos - via teatro, está sendo recompensada. Quem sempre teve que driblar a falta de verba, atualmente tem recebido apoios para a realização dos seus projetos.
O grupo montou Dar Não Dói, o que Dói é Resistir com o Fundo de Apoio ao Teatro (Fate), participou recentemente do Ano do Brasil na França, está formando jovens para ingressarem em atividades culturais através da Escola Carioca do Espetáculo (programa Ponto de Cultura, viabilizado pelo Ministério da Cultura) e, com o apoio da Petrobras, pretende preservar a sua trajetória através da documentação impressa e visual (organização de fotos, textos, peças, entrevistas e vídeos; com a publicação de CD-Rom, DVD e livros).
O teatro de rua nem sempre é valorizado pelo povo, pelos governantes e por muitos artistas (preocupados somente com a realização de uma arte que aliena e não possibilita o desenvolvimento do senso crítico).
Ailton Amaral, através da Mostra Rio São Paulo de Teatro de Rua, contribui na divulgação e valorização do trabalho de artistas que estão brilhando nos palcos, ruas e praças do Brasil e proporciona aos moradores e visitantes de Paraty um momento ímpar de celebração da arte teatral, simbolizada pela "taça" no momento em que os grupos são convidados a erguer um brinde a Amir Haddad como reconhecimento da importância que ele representa para a história cultural de nosso país. (por Nanda Rovere para www.mostrateatroparaty.com.br)
Para saber mais sobre o grupo Tá na Rua visitem: www.tanarua.com.br

Este artigo é mínimo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Amir_Haddad"

Nenhum comentário: